Indústria química americana divulga 5ª edição de relatório de sustentabilidade corporativa

Por Redação / FONTE: BLOG DO FRIO

Imagem conceitual sobre a economia de baixa emissão de carbono | Foto: Shutterstock
Parte da indústria de refrigeração e ar condicionado vem adotando políticas de redução de emissões de carbono, eficiência energética, diversidade e igualdade de gênero em suas estratégias de negócios | Foto: Shutterstock

A Chemours afirma ter alcançado progressos substanciais em sua agenda de boas práticas ambientais, sociais e governamentais (ESG, na sigla em inglês).

A quinta edição do seu relatório anual de Compromisso de Responsabilidade Corporativa (CRC), referente às operações de 2021, revela que a indústria química americana gerou 47,2% de suas receitas totais a partir de ofertas que fazem uma contribuição específica para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Segundo o comunicado à imprensa, o documento, intitulado Química para um Mundo Melhor, “mostra a determinação coletiva e o compromisso da empresa em tornar a química tão responsável quanto essencial, ao mesmo tempo em que proporciona um grande progresso para atingir as metas”.

A Chemours diz que seus 6,4 mil funcionários “agiram com coragem e agilidade, em cooperação com parceiros ao redor do mundo, para responder aos desafios do ano e fortalecer nossos negócios, ao mesmo tempo em que causavam um impacto significativo no planeta”.

Um dos objetivos da empresa é zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Para isso, continuará aprimorando o uso de tecnologias de controle de emissões em suas fábricas e promovendo investimentos parar tornar as operações energeticamente mais eficientes.

Também em 2021, o fabricante dos fluidos refrigerantes Opteon e Freon aumentou seu compromisso com a redução de energia e emissões, juntando-se ao Energy Better Climate Challenge, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, ao pactuar a redução da intensidade energética em 17% e das emissões de gases de efeito estufa em 50% em dez anos.

“Realizamos progressos emocionantes no primeiro ano do projeto de pesquisa Remove2Reclaim, que está desenvolvendo um processo mais sustentável de recuperação de dióxido de titânio e polímeros do plástico de uso final para ajudar a quebrar o código de reciclagem de plástico eficaz”, revela a empresa.

Ainda segundo o relatório da Chemours, a organização reorientou, em 2021, seu objetivo de igualdade de gênero, planejando preencher 50% de todos os cargos de diretoria e acima com mulheres até 2030. Em 2021, a empresa conseguiu atingir ocupação feminina em 33% dos cargos de diretoria e acima e em 23% de todas as posições de trabalho.

“Superamos a meta de 20% de preenchimento de todos os cargos nos EUA com funcionários etnicamente diversificados e estabelecemos uma nova meta, mais ambiciosa, de preenchimento de 30% de todos os cargos nos EUA com talentos etnicamente diversificados”, informa a companhia.

No comunicado, o presidente e CEO da multinacional, Mark Newman, ressalta que “o mundo espera cada vez mais que as empresas forneçam produtos essenciais de forma responsável. Na Chemours, compartilhamos essas expectativas e é por isso que a sustentabilidade e nossos compromissos com ela estão incorporados em tudo o que fazemos”.