Movimento feminino da indústria de refrigeração e ar condicionado organiza evento de apoio à campanha Outubro Rosa

Por Redação / FONTE: BLOG DO FRIO

Organizadoras do primeiro Outubro Rosa do Elas no AVAC-R, movimento feminino composto por empresárias e trabalhadoras do setor de refrigeração e ar condicionado | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica
Coletivo feminino do mercado de refrigeração e climatização promoveu, no último sábado (8), evento para consicentizar as mulheres do setor sobre o câncer de mama e levantar a bandeira da superação | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

O Elas no AVAC-R, movimento feminino da indústria de refrigeração e ar condicionado, realizou, no último sábado (8), um evento em apoio ao Outubro Rosa, campanha mundial que visa mobilizar governos, empresas, entidades e todos os setores da sociedade civil contra o câncer de mama.

O encontro ocorreu no Nikkey Palace Hotel, no centro da capital paulista, e reuniu cerca de 150 convidados. Durante o dia todo, o público pôde participar de uma série de palestras ministradas por diversos parceiros do coletivo, entre os quais o Conselho Regional do Técnicos Industrias de São Paulo (CRT-SP).

“Nosso propósito é valorizar e promover a atuação das mulheres em nosso setor, sempre destacando suas qualificações e conhecimentos técnicos, de forma a abolir qualquer tipo de comunicação que possa diminuir ou sexualizar a imagem feminina”, disse a líder do movimento, Carmosinda Santos, ao abrir o evento.

“Também faz parte da nossa missão desenvolver ações que promovam a inclusão, a diversidade, a equidade de gênero e a saúde pública”, acrescentou a técnica em refrigeração, lembrando que o câncer de mama, “embora seja uma doença grave, pode ser curada, se houver diagnóstico precoce”.

“Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro, as chances de cura aumentam consideravelmente”, salientou a ativista, ao destacar a importância do autoexame, do exame clínico e da mamografia.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição.

Se for descoberto logo no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo Inca como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento.

Segundo o órgão, o sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos que podem também ser malignos. Por essa razão, é fundamental consultar um médico e realizar exames preventivos regularmente.