Caged mostra aumento de 15,38% nas contratações de engenheiros mecânicos; empresas do HVAC-R buscam cada vez mais profissionais

Por Lu Guimarães / FONTE: BLOG DO FRIO

Jovem engenheira da área de refrigeração e ar condicionado | Foto: Shuterstock
Profissionais têm sido contratados pela cadeia produtiva do frio para atuar em projetos de refrigeração e climatização | Foto: Shutterstock

O controle da pandemia, a partir da vacinação da maior parte da população brasileira, abriu caminho para que profissionais de diversas áreas pudessem retomar suas atividades com força total.

Exemplos desse movimento de retomada, os engenheiros mecânicos estão entre os mais requisitados em indústrias, no segmento hospitalar e até mesmo em empresas transportadoras.

Igualmente, esses profissionais têm sido contratados pela cadeia produtiva do frio, principalmente por fabricantes e varejistas, de modo a liderar projetos de refrigeração e climatização.

Engenheiro mecânico é um cargo com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre setembro de 2021 e agosto deste ano, o País registrou um aumento de 15,38% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

O engenheiro mecânico pode desempenhar funções e serviços em diversas frentes, desde a elaboração de projetos, orientação e fiscalização até o desenvolvimento de máquinas para indústrias, planejamento e montagem de equipamentos, realização de testes, manutenções corretivas e preventivas e inspeções em linhas de produção.

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o profissional apto a trabalhar precisa estar com registro ativo e regular no respectivo conselho regional do seu estado.

Entre as muitas atribuições estão pesquisar novas tecnologias; estabelecer variáveis e valores de controle; selecionar equipamentos de medição; indicar alterações de instalações de fabricação (leiaute); elaborar relatórios e laudos técnicos; elaborar metodologias e calibrar equipamentos de teste; prestar consultoria técnica; desenhar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas; e controlar processo produtivo.

Remuneração

Um dos atrativos da profissão é o salário médio de R$ 8.890,60 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais, tendo como salário inicial algo em torno de R$ 4 mil e teto de R$ 17.133,84. Esses valores não levam em consideração adicionais salariais, como bônus, comissões, insalubridade, periculosidade, acúmulo de função e hora intervalar. Entretanto, há casos em que os ganhos podem chegar a R$ 45 mil.

Atualmente, a cidade do Rio de Janeiro é a localidade onde há a maior ocorrência de contratações. O engenheiro mecânico geralmente atua conjuntamente com engenheiros eletricistas, aeronáuticos, de produção e de automação.

A profissão tem crescido consideravelmente na cadeia produtiva do frio, processo que aponta para um aumento de contratações e salários.