FONTE: BLOG DO FRIO

Fluido refrigerante à base de HFO fornecido pela Chemours reduz consumo de energia e emissões de carbono no varejo

Cilindro de fluido refrigerante à base de HFO Opteon XP40 (R-449A) disposta em balcão de comércio | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica
Supermercadista do Ceará vem colhendo bons frutos com adoção de mistura à base de HFO em suas instalações | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

A rede de supermercados Centerbox, que atua há mais de 30 anos no Ceará, deu mais um passo significativo rumo à liderança na implementação de soluções inovadoras e sustentáveis em suas lojas.

Recentemente, a empresa tornou-se a primeira rede varejista do Nordeste a aderir ao uso do fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) Opteon XP40 (R-449A) em suas unidades.

Pioneira na substituição do hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22, que possui alto potencial de degradação da camada de ozônio e já tem prazo estipulado pelo Protocolo de Montreal para ter sua utilização proibida no Brasil, a rede Centerbox iniciou a transição em 2019.

Segundo o supermercadista, a rede realizou a troca do fluido refrigerante de maneira simples, pela sua própria equipe de manutenção, e vem colhendo bons frutos com a mudança.

“Diante dos resultados satisfatórios obtidos, implementamos o Opteon XP40 também nas lojas novas”, diz a diretora comercial do Centerbox, Gladdys Albuquerque.

Solução versátil

Além do R-22, a mistura à base de HFO fornecida pela Chemours também pode ser utilizada na substituição do R-404A, um hidrofluorcarbono (HFC) que não destrói a camada de ozônio, mas que possui alto potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês).

De acordo com o Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o GWP do R-449A é 67% menor que o do R-404A, e 29% menor que o do R-22.

O Opteon XP40 também melhora a eficiência energética dos sistemas de refrigeração comercial em até 12% quando comparado ao R-404A, segundo a indústria química americana.

Assim, os aparelhos que passam por retrofit têm a sua vida útil prolongada, além de apresentar melhor performance energética com menor custo total de propriedade.

Caso as instalações que atualmente utilizam o R-404A no Brasil façam o retrofit utilizando o Opteon XP40, há a possibilidade de reduzir a emissão de aproximadamente quatro milhões de toneladas de dióxido de carbono, segundo a Chemours.

“Isso equivale a deixar de queimar 1,8 bilhão de litros de combustível fóssil”, compara o gerente comercial da área de soluções térmicas da multinacional nas Américas, Renato Cesquini.

Segundo o executivo, o Opteon XP40 possui o melhor equilíbrio entre eficiência energética e baixo impacto ambiental para sistemas de refrigeração comercial de baixa e média temperatura.

Cesquini também ressalta que divulgação da parceria entre a Chemours e o Centerbox faz parte da campanha de conscientização “Opteon XP40 – A Mudança que o Mundo Precisa”, que pode ser vista na íntegra aqui.

Categorias: SINDRATARPE

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *