FONTE: FIEPE


Em sua primeira reunião de 2023, os dirigentes da Federação puderam acompanhar, no final da tarde desta segunda-feira (6/2), os principais resultados alcançados pelo Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) ao longo do ano passado e as principais ações para 2023. “Além de atingir a receita de serviços, tivemos um aumento da receita compulsória e, principalmente, uma redução de despesas. Essa maior rentabilidade dos nossos produtos se deve à migração de alguns dos nossos cursos para o formato online, com menores custos, sem deixar de realizar ações presenciais nas unidades”, destacou o superintendente do IEL-PE, Israel Erlich. Os resultados alcançados colocaram a unidade de Pernambuco em primeira posição no ranking nacional em categorias como capacitações executivas e destaque no Premio IEL de Estágio.
“Esses resultados são frutos de um trabalho de modernização, liderado pelo presidente Ricardo Essinger, que vem sendo realizado dentro do IEL-PE. Hoje, podemos dizer que estamos no caminho certo e o foco agora deverá se manter na capacitação dos empresários para a implantação da Política Industrial de Estado”, destacou o diretor Financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho. O documento, que foi entregue à governadora, Raquel Lyra, no mês passado, foi tema de uma apresentação feita por ele durante o encontro. “Um trabalho muito bem construído, que mostra não só as atribuições do poder público, mas também as nossas. Teremos um grande dever de casa para fazer em nossas instituições”, destacou Felipe Coêlho. Para Bruno Veloso, diretor Administrativo da FIEPE, “já tivemos uma importante sinalização de que o Governo do Estado é sensível às demandas da indústria, e a visita da governadora, em seu primeiro mês de gestão, demonstra que o executivo estadual está aberto ao diálogo”, pontuou.
O workshop “Uso de Tecnologias Avançadas para a Agricultura Familiar”, realizado a partir de uma parceria entre o SENAI Pernambuco e a ONU, por meio da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), foi tema abordado pelo 1º Vice-presidente da FIEPE, Rafael Coelho, que liderou a reunião desta segunda-feira. “Um evento de grande importância para a região e que teve como objetivo mostrar experiências que incentivem o desenvolvimento da indústria pernambucana e possam acelerar o processo de transformação digital do setor agroindustrial no Sertão do São Francisco. Até porque a fruticultura da região passa por diversos processos que andam junto com a indústria, como é o caso do processo de embalagem”, destacou. O 2º vice-presidente, José Antônio de Lucas Simon, completou ainda que o SENAI vem passando por um processo de modernização em nível nacional. “A exemplo de outros departamentos regionais, temos investido em tecnologia de ponta, como o uso de satélites para a agricultura de precisão”, reiterou.
Ainda durante o encontro, o consultor jurídico da FIEPE, Humberto Vieira de Melo, apresentou detalhes das medidas do governo federal que ficaram conhecidas como o programa Litígio Zero. Já o diretor Administrativo, Bruno Veloso, trouxe algumas sugestões de mudança no estatuto do Comitê de Jovens Empresários, que fica oficializado como FIEPE Jovem. A diretoria aprovou por unanimidade a solicitação.
Entre os relatos dos conselhos temáticos, Anísio Coelho, presidente do Contema, apresentou o programa de consultoria em ESG que a Federação vem realizando com 10 indústrias pernambucanas. Fernando Teixeira, presidente do Coinfra, trouxe o calendário de reuniões do conselho temático de infraestrutura ao longo do ano e detalhou sobre a visita que fez ao secretário estadual de Infraestrutura, Evandro Avelar. Como presidente do Condefesa, José Antônio Luca Simon falou sobre a comitiva das forças armadas que virá a Pernambuco para treinamento em fornecimento à indústria da Defesa, além da possibilidade de receber a feira da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). Rodrigo Veloso, presidente do FIEPE Jovem falou do sucesso do modelo do Happy Business, que já está sendo adotado em federações, e da visita de integração que o Fiepe Jovem realizou para Minas Gerais na semana passada. Por fim, Rubem Martins, presidente do Comex, apresentou projetos de apoio à internacionalização da indústria pernambucana, a programação de capacitação para os próximos meses e os dados da balança comercial.
Das unidades regionais, o diretor do Agreste, João Bezerra, compartilhou a boa experiência com o atendimento do consultor comercial do Sistema FIEPE. Albânio Venâncio trouxe o resultado de uma reunião com o Sebrae que serão desdobradas em novas ações para a indústria do São Francisco. Do Araripe, a diretora regional, Daniela Batista, adiantou a visita que receberá de parte da diretoria ainda neste mês de fevereiro para apresentação da política industrial.
Categorias: SINDRATARPE

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *