Parceria público-privada evita lançamento na atmosfera de gases nocivos à camada de ozônio e com alto potencial de aquecimento global

Por Redação / BLOG DO FRIO

Botijas de clorofluorcarbonos apreendidos na Tailândia
Tailândia já apreendeu mais de 10 mil cilindros contendo mais de 120 toneladas de CFCs | Foto: Divulgação

Mais de 19 toneladas de clorofluorcarbonos (CFCs) apreendidos pela autoridade aduaneira da Tailândia foram coletados e destruídos pela empresa americana Tradewater.

Com sede em Chicago, a companhia busca e coleta gases de efeito estufa potentes em todo o mundo para destruí-los e prevenir seu impacto ambiental.

A destruição dos CFCs, que impediu a emissão de mais de 192 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) na atmosfera, é a primeira de sete fases do projeto colaborativo entre Tradewater, o Departamento Aduaneiro da Tailândia, a Autoridade de Parques Industriais da Tailândia (IEAT, na sigla em inglês)), o Complexo Ambiental de Bangpoo (BPEC), a Waste Management Siam (WMS) e o Departamento de Trabalhos Industriais (DIW).

Quando concluída, essa parceria público-privada deverá evitar permanentemente a emissão de mais de 1,14 milhão de toneladas de CO2e na atmosfera.

Durante a fase de redução e após a eventual proibição dos CFCs, o Departamento Aduaneiro da Tailândia apreendeu mais de 10 mil cilindros contendo mais de 120 toneladas de CFCs e os armazenou em 42 depósitos em todo o país.

Devido ao risco de vazamento na atmosfera, o Departamento Aduaneiro procurou uma solução ambientalmente responsável.

“O Protocolo de Montreal foi um passo significativo na luta para proteger nossa camada de ozônio. No entanto, seu foco em soluções para destruição de gases foi limitado, e houve financiamento insuficiente para ajudar os países a destruir esses poluentes, tornando muito desafiador o descarte adequado de qualquer estoque restante”, disse María José Gutiérrez Murray, diretora sênior de programas internacionais da Tradewater.

“Embora complexo de coordenar, esse projeto é um testemunho das grandes coisas que podem ser realizadas quando as partes interessadas públicas e privadas trabalham juntas para resolver um problema”, acrescentou o diretor operacional da companhia, Gabe Plotkin.

“O estoque tailandês é o maior que encontramos até agora, e estamos orgulhosos de fornecer uma maneira de alavancar o mercado voluntário de créditos de carbono para garantir que esses refrigerantes sejam destruídos com segurança e de forma permanente.”

A Tradewater espera destruir todos os refrigerantes apreendidos pelo Departamento Aduaneiro da Tailândia até o início de 2024 – esse [e um dos vários projetos internacionais que a empresa está tocando atualmente.

Em setembro do ano passado, o Departamento Aduaneiro da Tailândia entregou mais de dez mil cilindros de CFCs à Waste Management Siam para incineração no Complexo Ambiental de Bangpoo.