Chemours anuncia desenvolvimento de fluorprodutos mais sustentáveis para o setor de refrigeração e ar condicionado até 2025

Por Redação / FONTE: BLOG DO FRIO

Cilindro de gás refrigerante em frente a condensadora de sistemas de ar condicionado do tipo split | Foto; Shutterstock
Indústria química americana informa que investirá no desenvolvimento de “soluções de gerenciamento térmico de próxima geração” | Foto: Shutterstock

A Chemours, um dos principais fabricantes de fluidos refrigerantes do mundo, acaba de anunciar que pretende desenvolver uma nova geração de produtos para o segmento até 2025.

A estratégia comercial da companhia está dividida em três “horizontes”, que abrangem diferentes etapas de desenvolvimento, visando atender às necessidades dos clientes e às mudanças no ambiente regulatório global, principalmente em função da Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal.

O primeiro horizonte diz respeito à adoção de produtos para refrigeração comercial e engloba as ofertas atuais da empresa, como as séries Opteon XL e XP, compostas por soluções de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês), tendo a hidrofluorolefina (HFO) R-1234yf como molécula-mãe. O foco principal desse horizonte é continuar a fornecer essas soluções para o mercado atual.

O segundo horizonte está direcionado à colaboração com os clientes, a fim de identificar as misturas mais promissoras com GWP mais baixo para serem desenvolvidas. Particularmente, o objetivo é cumprir com as metas futuras de reduções progressivas estabelecidas nacional e internacionalmente envolvendo gases de efeito estufa fluorados.

Nesse sentido, a indústria química americana ressalta que dará ênfase à comercialização de seu “portfólio já consolidado de produtos com GWP ultrabaixo, como o Opteon YF (R-1234yf)”, que vem sendo amplamente adotado na indústria automotiva e outros segmentos do mercado de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (AVAC-R).

Nos EUA, nove em cada dez carros já utilizam em seu ar condicionado o fluido refrigerante R-1234yf em vez do hidrofluorcarbono (HFC) R-134a, totalizando mais de 80 milhões de veículos, segundo a empresa.

O terceiro e último horizonte tem como base o desempenho, a segurança e a sustentabilidade da série de produtos à base de HFO. A empresa informa que investirá no desenvolvimento de “soluções de gerenciamento térmico de próxima geração” sempre buscando equilibrar propriedades críticas, como GWP, inflamabilidade, perfil de degradação e desempenho.

Alisha Bellezza, presidente da área de soluções térmicas e especializadas da multinacional, ressalta que isso reflete “o compromisso da empresa com a química do flúor e sua capacidade de viabilizar tecnologias transformadoras”.

Ela também salienta que a inovação contínua permitirá à Chemours atender às demandas dos clientes por sistemas de refrigeração e ar condicionado altamente eficientes e com menor consumo de energia.

Com essa abordagem ambiciosa e focada na sustentabilidade, ela explica, a indústria pretende reforçar sua posição como líder no mercado de fluidos refrigerantes e contribuir significativamente para a redução dos impactos ambientais no setor.

Conforme garante a executiva, a nova geração de fluidos refrigerantes da empresa promete revolucionar o mercado e proporcionar benefícios amplamente tangíveis, tanto para os clientes quanto para o meio ambiente.