FONTE: BLOG DO FRIO

Novo padrão oferece critérios abrangentes para avaliar o desempenho de edifícios em termos de emissões de carbono e consumo de energia

Por Redação

Sustentabilidade na construção civil
Entidade técnica global está comprometida em continuar desenvolvendo ferramentas e recursos para promover a inovação na descarbonização de edifícios, diz engenheiro | Foto: Shutterstock

A Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae, na sigla em inglês) lançou sua primeira norma estabelecendo critérios claros e abrangentes para a avaliação de desempenho de edifícios com emissões líquidas zero de carbono e consumo líquido zero de energia, a Ashrae 228.

Segundo a organização técnica global, a nova norma baseia-se na Ashrae 105, entre outras, para medir e comparar os fluxos de energia e carbono das construções.

“A Ashrae 228 considera aspectos como a produção de energia renovável no local da edificação e a utilização de carbono e energia renovável externos no cálculo do balanço energético e de emissões [de gases de efeito estufa]”, informa.

Enfim, a Ashrae 228 também leva em conta locais que não têm a oportunidade de produzir energia renovável suficiente para suprir sua demanda, impondo requisitos adicionais ao uso de energia renovável externa no cálculo.

Além disso, a norma define o cálculo de energia em termos de fonte, levando em consideração a energia utilizada ou perdida na extração, geração e transmissão até os edifícios.

O principal cálculo de energia é feito com base em fatores médios anuais, porém, é feita uma concessão para o cálculo de horas individuais quando os dados estiverem disponíveis. Isso permite uma maior precisão na avaliação do desempenho energético e de emissões de carbono, segundo a entidade.

“Estamos evoluindo nosso foco para abordar melhor a descarbonização dos ambientes construídos, tanto para melhorar o desempenho deles quanto para informar as políticas públicas”, afirma o engenheiro Walter Lenzi, presidente do capítulo brasileiro.

“Em busca desses objetivos, a Ashrae continuará a desenvolver ferramentas e recursos para promover a inovação na descarbonização de edifícios por meio de pesquisa, transferência de tecnologia, redação de padrões, publicação, certificação e educação continuada”, acrescenta.

Para mais informações sobre a Ashrae 288, visite o site ashrae.org/228.