A última reunião da diretoria eleita para o quadriênio 2020-2024 foi realizada na tarde desta segunda-feira (3 de junho), na Casa da Indústria, sob o comando do presidente Ricardo Essinger, que recebeu homenagens dos colegas diretores. Para o presidente eleito, Bruno Veloso, um período de grandes conquistas. “Ao longo dos oito anos, tivemos excelentes resultados e um maior protagonismo com outros órgãos, como Alepe e Governo do Estado. Não vamos deixar que sua experiência, que é um patrimônio moral e intelectual para a FIEPE, se afaste de nós”, destacou Veloso, lembrando o projeto de formar um conselho com ex-presidentes da Federação.

Presidente do CIEPE, Massimo Cadorin também externou sua admiração. “Nesse longo período no Sistema FIEPE, poucas vi uma pessoa com o caráter e o equilíbrio do presidente Essinger. A forma honrada e correta com que o senhor conduz a sua vida empresarial e institucional é digna de registro e admiração”, completou Cadorin, que também assumirá o cargo de 1º vice-presidente da Federação. Os agradecimentos foram reiterados por toda a diretoria e conceitos como “mente jovem”, “disposição para trabalhar”, “referência entre as federações” e “liderança exemplar” surgiram por diversas vezes.

O presidente da FIEPE agradeceu as palavras e o empenho de toda a diretoria ao longo dos últimos anos. “Isso tudo aconteceu porque vocês participaram. Além do corpo funcional das instituições, que sempre me deram grande colaboração. Agora, eu peço que levem o mesmo empenho a Bruno, que vai precisar do apoio de todos”, destacou Essinger, que reforçou o convite para a posse da nova diretoria, agendada para o próximo dia 17 de junho.

Na ocasião, o superintendente da FIEPE, Israel Erlich, apresentou os resultados dos principais indicadores estratégicos da Federação no primeiro quadrimestre e o desempenho orçamentário no mesmo período. Também foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Pernambuco, Gesse Santos, que faleceu no dia 16 de maio.

Entre relatos do Conselho Temáticos, destaque para:

Contema – Anísio Coelho destacou a participação do Conselho na Feira do Empreendedor do Sebrae e relembrou o FIEPE Ambiental de maio, que discutiu Economia Circular na Região Metropolitana do Recife. Aproveitou a ocasião para destacar a homenagem que será realizada na próxima quarta-feira, na Câmara dos Vereadores do Recife, sobre o Dia do Meio Ambiente.

Comex – Rubem Martins apresentou as principais ações realizadas pelo Comex em maio, e as ações e capacitações previstas para junho e julho. A coordenadora do CIN, Stephany Miyeko, também falou sobre a participação do CIN na Feira do Empreeenderdor.

Coinfra – Fernando Teixeira destacou o evento do CREA-PE sobre a Transnordestina, que contou com a presença do presidente Ricardo Essinger, e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

FIEPE Jovem – Já Rodrigo Veloso lembrou as principais ações realizadas em maio e sua participação na Feira do Empreendedor. Além de comemorar o êxito da Oficina de Gerenciamento de Processos, Indicadores e Resultados, exclusiva para os jovens do grupo, relatou sobre a reunião dos executivos jovens com o superintendente nacional do IEL, Paulo Mol.

Das unidades regionais, foram destaques:

Agreste – João Bezerra destacou o evento de despedida da gestão do presidente Ricardo Essinger, que permaneceu para a reunião do Conselho e para o FinepDay (21 de maio), e trouxe novidades sobre o evento de prospecção de uma montadora de tratores para o Agreste. Além de informar sobre os cursos realizados pela unidade regional ao longo do mês de maio.

Sertão do São Francisco – O diretor Adjunto, Huberto Costa, também destacou o evento de despedida pela gestão do presidente Ricardo Essinger na regional do Sertão do São Francisco, assim como o FinepDay. Além disso, elogiou a realização do II Fórum de Qualidade e Certificações na Fruticultura, ocorrido no dia 17 de maio.