Por: Ricardo de FreitasFonte: Redação / FONTE: JORNAL CONTÁBIL

Um estudo recente da Mastercard em parceria com o Instituto Datafolha revelou um dado alarmante: 64% das empresas brasileiras enfrentam fraudes e ataques cibernéticos. A pesquisa “Barômetro da Segurança Digital” entrevistou profissionais de tecnologia de diversas indústrias no país, evidenciando a crescente preocupação com a segurança digital no ambiente corporativo.

Todos os anos temos nos deparado com o cenário de fraudes cada vez mais sofisticado, os atacantes se utilizam de novas ferramentas para burlar os mecanismos de segurança e/ou praticar fraudes mediante engenharia social”, afirma um porta-voz da Mastercard.

Uma das soluções que se destaca nesse cenário é a Inteligência Artificial (IA). A IA oferece diversas vantagens na detecção de fraudes, como a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões e anomalias que podem indicar atividades fraudulentas, e se adaptar a novas ameaças. A IA também pode ser utilizada para automatizar tarefas de detecção de fraudes que antes eram realizadas manualmente, liberando recursos humanos para atividades mais estratégicas. Além disso, a prevenção de fraudes evita perdas financeiras significativas para as empresas.

Outro benefício da IA é a melhora da experiência do cliente. A tecnologia pode ser utilizada para identificar e bloquear transações fraudulentas sem interromper a experiência de compra dos clientes legítimos, contribuindo para a construção de um ambiente de compras mais seguro e confiável.

Empresas que investem em soluções de segurança baseadas em IA demonstram preocupação com a proteção de seus clientes e dados, o que pode ser um diferencial competitivo importante em um mercado cada vez mais preocupado com a segurança digital.

Exemplos de aplicações de IA na detecção de fraudes incluem a análise de comportamento do usuário, a verificação de identidade e a detecção de anomalias em transações.

Embora a implementação de soluções de IA para detecção de fraudes requeira planejamento e investimento, os benefícios a longo prazo podem ser significativos, tanto em termos de segurança quanto de competitividade. As empresas devem buscar fornecedores confiáveis e garantir que a tecnologia seja adaptada às suas necessidades específicas.

Em um cenário onde as fraudes e ataques cibernéticos se tornam cada vez mais sofisticados, a Inteligência Artificial surge como uma aliada poderosa para as empresas que buscam proteger seus negócios e seus clientes.

Alguns exemplos de programas de IA para detecção de fraudes incluem:

• Feedzai: Plataforma de gerenciamento de risco que utiliza IA para analisar dados de transações em tempo real e identificar atividades suspeitas.
  • DataVisor: Solução de detecção de fraudes baseada em IA que utiliza aprendizado de máquina não supervisionado para identificar padrões de comportamento fraudulento.
  • Riskified: Plataforma de prevenção de fraudes que utiliza IA para analisar dados de pedidos e identificar transações de alto risco.
  • Shift Technology: Solução de detecção de fraudes para o setor de seguros que utiliza IA para analisar dados de sinistros e identificar padrões de fraude.
  • SAS Fraud Management: Solução completa de gerenciamento de fraudes que utiliza IA para detectar e prevenir fraudes em diversos setores, como bancos, varejo e telecomunicações.

Além dessas plataformas, existem diversas outras soluções de IA para detecção de fraudes disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e funcionalidades. A escolha da solução ideal dependerá das necessidades específicas de cada empresa e do tipo de fraude que se deseja combater.

É importante ressaltar que a implementação de um programa de IA para detecção de fraudes não é uma solução mágica e requer planejamento, investimento e acompanhamento contínuo. No entanto, os benefícios a longo prazo podem ser significativos, tanto em termos de segurança quanto de redução de custos e melhoria da eficiência operacional.