O IRPJ deve ser entregue por empresas que faturaram entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões no ano anterior

Por: Ricardo de Freitas Fonte: Redação / FONTE: JORNAL CONTÁBIL

Já declarou o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica da sua empresa? Além de informar os rendimentos de pessoa física, os empreendedores também precisam ficar de olho no prazo para declarar o imposto de renda de seus negócios, que encerra em 31 de julho.

O IRPJ é um tributo federal para verificar a movimentação financeira, o patrimônio e o rendimento anual de cada empresa que esteja com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Ele segue regras parecidas com as do Imposto de Renda de Pessoa Física, mas é voltado exclusivamente para quem tem um CNPJ.

“O pequeno empresário tem tantas atribuições no dia a dia que, muitas vezes, corre o risco de deixar de lado alguns requisitos básicos para manter a sua empresa em dia. Informar os rendimentos do seu negócio é obrigatório para todos os tipos de empresa e quem não entrega a declaração de IRPJ dentro do prazo legal pode ser multado, além de ficar com o CNPJ irregular enquanto a regularização não for feita. Esse tipo de irregularidade pode, inclusive, atrapalhar na concessão de crédito à sua empresa”, explica Igor Senra, CEO e cofundador da Cora, banco digital para PMEs.

Leia Mais: MEI: prazo para cadastro no DET termina este mês para não levar multa