Realizada no Observatório da Indústria de Pernambuco, no SENAI-PE, a reunião de diretoria da FIEPE do mês de agosto foi uma ocasião para que empresários pudessem conhecer um pouco mais do equipamento que proporciona inteligência de dados para a indústria e sociedade pernambucana. “É importante que a gente possa conhecer, criar oportunidades e apresentar à nossa base esse recurso tão valioso que é a informação. Um equipamento super tecnológico idealizado e executado ainda na gestão do presidente Ricardo Essinger, que, hoje, nos dá a honra de sua presença”, destacou o presidente da FIEPE, Bruno Veloso.

Na ocasião, a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, e o gerente do Observatório da Indústria, José André Freitas, apresentaram exemplos de possibilidades de estudos que podem ser modelados a partir das mais de 120 bases de dados oficiais, constantemente atualizadas, que são monitoradas pela ferramenta. Juntamente com o gerente de Negócios e Parcerias do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), Ernani Azevedo, Camila apresentou ainda o trabalho realizado pelo ISI-TICs voltado para o aumento da competitividade da indústria pernambucana.

Entre os relatos das unidades regionais, foram destaque:

Agreste – O diretor regional da unidade do Agreste, João Bezerra, trouxe como destaque a reunião do conselho regional, o curso de Políticas de Cargos, Carreiras e Salários e a participação do Centro Internacional de Negócios da FIEPE na 38ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco. Além de transmitir as boas expectativas geradas com o Seminário de Gestão do Agreste, que será realizado em agosto com a palestra de Mario Sergio Cortella.

Araripe – Pela Unidade Regional do Sertão do Araripe, o diretor Fabio dos Santos destacou o encontro com representantes do Centro Internacional de Negócios e empresários da região sobre os impactos dos custos logísticos do gesso do Araripe que, por vezes, são mais elevados que o produto importado de outros países, como Espanha. Além de destacar a realização do Seminário de Gestão do Araripe, que contou com a presença do presidente da FIEPE, Bruno Veloso.

Dos Conselhos temáticos, foram destaque:

Infraestrutura – O presidente do COINFRA, Fernando Teixeira, destacou o seminário “Construindo Caminhos para Pernambuco”, realizado em parceria da FIEPE com o grupo Atitude, além do debate na rádio CBN Recife, que contou com a presença do 2º vice-presidente da FIEPE, José Antonio de Lucas Simón, sobre infraestrutura das rodovias do Estado. O processo licitatório do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, que já vai em sua quinta empresa, também foi tema de debates.

Meio Ambiente – O presidente do Contema, Anísio Coelho, apresentou o plano de ação para a Economia sustentável de matriz regenerativa e inclusiva em Pernambuco, realizado pela secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado, e trouxe um apanhado do que foi discutido no último FIEPE Ambiental do dia 25 de julho, sobre os ODS e a importância para os negócios. Também discutiram os gargalos e oportunidades de geração e distribuição de energia renováveis no Nordeste.

Micro, Pequena e Média Empresa – Como novo presidente do Compem, Paulo Pereira trouxe informações do COMPEM Nacional, onde foi debatido o Plano mais Produção, do BNDES – que visa oferecer linhas de crédito para o setor produtivo e deve destinar pouco mais de R$ 1 bilhão para Pernambuco. Assim como o programa Acredita, que visa oferecer novas oportunidades de crédito para Micro e Pequenas empresas.

Defesa – O presidente do Comdefesa, José Antonio de Lucas Simón, trouxe como principal destaque a visita com representantes do Ministério da Defesa, que puderam conhecer a atuação do Sistema FIEPE e as potencialidades do Observatório da Indústria. Do encontro, os representantes das forças armadas mostraram entusiasmo com o que vem sendo realizado pelo SENAI e já mostrou interesse em parcerias. Também adiantou que será realizado um evento no dia 9 de outubro para debater as necessidades para implantação da Escola de Sargentos.

Comércio Exterior – O presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior, Rubem Martins, trouxe como destaque de julho o FIEPE Internacional, que tratou sobre o Programa OEA e a visita do cônsul da França à FIEPE. Também aproveitou a ocasião para apresentar os cursos e eventos previsto para Agosto do CIN e da Apex, assim como os principais dados da balança comercial de Pernambuco.

Jovens Empresários – O presidente do FIEPE Jovem, Rodrigo Veloso, trouxe como destaque a reunião ordinária que discutiu, entre outros assuntos, uma visita técnica à Dislub, em Suape; o Dia sem Imposto, previsto para novembro; e as novas ações de marketing do grupo, que resultaram em um hotsite voltado à promoção do portfolio do FIEPE Jovem. Além de apresentar a próxima oficina, voltada para a temática de Planejamento Estratégico.