FONTE: FIEPE
A FIEPE realizou, nesta terça-feira (24), a 10ª edição do Seminário Energia Elétrica, Recursos Hídricos e Infraestrutura, na Casa da Indústria, em Santo Amaro. O evento abordou temas como armazenamento de energia, infraestrutura viária e mobilidade, reunindo mais de 400 pessoas no auditório da instituição. No mesmo dia, foi assinado um Termo de Cooperação entre a FIEPE e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE, com o objetivo de instalar coletores de resíduos eletrônicos nas unidades do Sistema FIEPE.
Na abertura, o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, destacou a importância do seminário e a sua constante atualização para atender às necessidades do setor produtivo e da sociedade. “Precisamos pensar em soluções que otimizem a geração de energia, o desenvolvimento da infraestrutura e a gestão de recursos hídricos, ao mesmo tempo que garantimos o uso sustentável dos nossos recursos naturais”, afirmou.
O presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (CONTEMA), Anísio Coelho, que realizou o evento em parceria com o COINFRA, também ressaltou o apoio da diretoria no desenvolvimento de uma indústria cada vez mais sustentável. “Estamos vivenciando a transição energética, em que as fontes renováveis têm papel fundamental, e o Nordeste possui grande potencial. Agora, é necessário agregar valor à essa indústria para gerar mais empregos”, declarou. Coelho também aproveitou a ocasião para anunciar a abertura das inscrições para o VIII Prêmio de ESG da FIEPE, que vão até 11 de outubro.
No primeiro painel, que abordou temas relacionados à Energia Elétrica, Adalberto Campello, do Grupo Moura, apresentou soluções sobre armazenamento de energia elétrica e a atuação do Grupo Moura nesta temática; Bruno Câmara, do Sindienergia, discutiu os potenciais das energias renováveis e a transição energética em Pernambuco; e Faústo Saavedra, da Engie Brasil, falou sobre como aderir ao mercado livre de energia.
O segundo painel, voltado para Recursos Hídricos, contou com a participação de Suzana Gico Lima, presidente da APAC, que falou sobre a preparação necessária para enfrentar os cenários de mudanças climáticas. Antonio Miranda, do CREA-PE, também participou, detalhando o futuro do saneamento no Estado.
No terceiro painel, com foco em Infraestrutura, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, Diogo Bezerra, e Maurício Pina, das Academias Nacional e Pernambucana de Engenharia, discutiram as necessidades de mobilidade e a infraestrutura viária do Estado. Ao final do evento, Pina sorteou seu livro: BR-232 – Um Caminho de Engenharia e História.
Termo de Cooperação FIEPE – Abinee
Ainda nesta terça-feira, Bruno Veloso, presidente da FIEPE, e Humberto Barbato, presidente da ABINEE, assinaram um termo de cooperação em parceria com a Green Eletron para a instalação de coletores de resíduos eletroeletrônicos nas unidades do Sistema FIEPE. O objetivo é fortalecer a logística reversa no Estado, promovendo a coleta e reciclagem no setor industrial.
Além dos representantes da ABINEE, GREEN ELETRON e da REEECicle, estiveram presentes na assinatura o ex-presidente da FIEPE e Vice-Presidente da CNI Ricardo Essinger, o 2º vice-presidente José Antonio de Lucas Simon, o 3º vice-presidente Renato Cunha, o vice-presidente e presidente do Contema, Anísio Coelho, o 1º diretor administrativo, Sebastião Pontes, o superintendente da FIEPE e do IEL Israel Erlich, a superintendente do SESI-PE Cláudio Cartaxo, e a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto.
Para mais fotos, acesse nosso Flickr: https://encurtador.com.br/wFeCJ
0 comentário