FONTE: FIEPE
A 11ª Reunião Ordinária do ano da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) foi marcada por um momento histórico, com a presença dos ex-presidentes Antônio Carlos Brito Maciel, Armando Monteiro Neto, Jorge Côrte Real e Ricardo Essinger. O evento ocorreu nesta segunda-feira (16), na Sala Porto da Casa da Indústria.
O presidente da FIEPE, Bruno Veloso, expressou a honra de ter grandes nomes do setor industrial reunidos e destacou as contribuições de cada um para o desenvolvimento do setor no estado. Veloso fez um panorama do crescimento econômico do Brasil, que deve variar entre 3,5% e 4% neste ano, marcando o segundo ano consecutivo de crescimento superior a 3%. Ele mencionou, no entanto, os desafios econômicos, como a alta taxa de juros e os elevados gastos públicos.
Veloso também destacou o bom desempenho do SESI-PE em matrículas e o êxito do SENAI-PE no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), conquistando o primeiro lugar no Brasil. Em relação ao IEL-PE, destacou o grande volume de estagiários inseridos no mercado de trabalho e ressaltou a importância do trabalho de capacitações realizado para as empresas, além da união de esforços na FIEPE para fortalecer o ambiente de negócios e apoiar projetos estruturantes, como a Extinção do FEEF, a mobilização para retomada das obras da Transnordestina e do Arco Metropolitano.
Além disso, Bruno fez um reconhecimento público a Ricardo Essinger, parabenizando-o pelo trabalho desenvolvido ao longo de sua gestão. O presidente, Veloso, relatou ações realizadas no último mês, como o Natal das Crianças na Casa da Indústria, a confraternização dos empresários da Indústria e a visita da comitiva de Serra Talhada, articulada por Hugo Gonçalves, diretor da Federação e presidente do Sindidoces.
O ex-presidente Antônio Carlos Brito Maciel, por sua vez, abordou a insegurança jurídica, destacando como ela afeta os negócios e afasta investimentos. Jorge Côrte Real compartilhou sua trajetória na FIEPE e na política, comentando sobre a atual conjuntura política e econômica do Brasil.
Armando Monteiro Neto, presidente Emérito da CNI e também ex-presidente da FIEPE, expressou suas preocupações com a instabilidade jurídica e fiscal no país. Em relação a Pernambuco, ele destacou o potencial de ativos extraordinários, da classe empreendedora e das universidades, mas alertou sobre a falta de senso de urgência nas ações do estado, especialmente no acompanhamento de obras estruturantes.
Ele sugeriu a criação de um Fórum de Urgência Competitiva para discutir e monitorar o desenvolvimento de projetos no estado, uma iniciativa que já está sendo estruturada pela FIEPE. Além disso, Monteiro Neto falou sobre a reforma tributária, ressaltando seus benefícios para a indústria, como a desoneração da exportação e a redução da carga tributária sobre bens e serviços.
O vice-presidente, Massimo Cadorin, elogiando a contribuição de Armando Monteiro, levantou a necessidade de um maior diálogo junto ao BNDES, com o foco na desburocratização do crédito para pequenos e médios empresários.
Anísio Coelho, por sua vez, fez uma menção positiva à FIEPE, destacando o respeito conquistado pela entidade e o impacto significativo da indústria pernambucana no desenvolvimento do estado.
Na reunião, também foram apresentados o Parecer do Conselho Fiscal e o Planejamento Estratégico e Orçamento 2025, conduzido pelo superintendente da FIEPE, Israel Erlich. Ele destacou o fortalecimento dos conselhos temáticos, e a expansão das ações com foco na internacionalização das empresas, o apoio para modernização dos sindicatos e o estímulo ao associativismo, além da reforma da construção da nova sede da FIEPE em Caruaru. O planejamento estratégico e Orçamento da Federação para 2025 foram aprovados por todos os diretores e conselheiros presentes.
Apresentações da Regional do Araripe, dos Conselhos e Comitês Temáticos:
• Regional Sertão do Araripe: O diretor da Regional, Fábio dos Santos, falou sobre a reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a confraternização do Conselho Empresarial da URSA e o curso de cobrança e recuperação de crédito realizado no mês anterior.
• CONTEMA: O presidente, Anísio Coelho, mencionou o Prêmio ESG; o FIEPE Ambiental sobre o Panorama dos Resíduos Sólidos, que vai acontecer no dia 19 de dezembro.
• COMEX: O presidente, Rubem Martins, destacou a recepção do Consulado da Alemanha, o FIEPE Internacional e as capacitações realizadas.
• FIEPE Jovem: O presidente, Rodrigo Veloso, fez um balanço das ações do ano, incluindo participações em eventos como o Seminário da Integração, a Feira do Empreendedor, cursos de capacitação e reuniões ordinárias.
Nas considerações finais, Sebastião Pontes, diretor administrativo da FIEPE, destacou a calorosa recepção em Caruaru em recente evento de encerramento do ano e mencionou a qualidade da Escola de Referência da cidade. Já Caroline Souto Maior, diretora financeira, elogiou as instalações do SESI e ressaltou a energia positiva dos colaboradores durante as visitas de encerramento de 2024.
0 comentário