Recurso faz parte de uma série de aportes que compõem aditivo de R$ 3,6 bilhões para viabilizar conclusão da ferrovia
Por: Diario de Pernambuco / FONTE: DP
A Sudene aprovou, nesta terça-feira (7), a liberação de R$ 400 milhões em recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para o financiamento de obras da Transnordestina, no trecho Ceará-Piauí. A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada da Autarquia. O valor integra o aditivo de R$ 3,6 bilhões confirmado para o projeto.
A ferrovia tem pouco mais de 1200 km de extensão e percorre 53 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, partindo do município piauiense de Eliseu Martins ao porto de Pecém, no litoral cearense.
Quando começar a operar, a Transnordestina será um dos principais equipamentos para escoar produtos na região, como grãos, minérios, combustíveis, fertilizantes, entre outros. A expectativa é que o funcionamento da ferrovia impulsione as atividades econômicas no Nordeste.
De acordo com a Sudene, a Transnordestina é prioridade do Governo Federal, um dos principais equipamentos de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A liberação dos recursos é fruto do trabalho de articulação entre a Sudene, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Casa Civil e outras pastas do Executivo Federal.
De acordo com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, a ferrovia vai impulsionar a logística e a economia na região. “A decisão mostra o compromisso da Sudene com esta que é a obra mais importante do Nordeste para melhorar a logística e a geração de novos negócios e oportunidade de geração de emprego e renda”, afirma.
O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, administrado pela Sudene, é um dos principais instrumentos de financiamento da ferrovia. Durante a oficialização do repasse de R$ 3,6 bilhões, que aconteceu em dezembro de 2024, o presidente Lula ratificou a importância da obra, destacando que o equipamento vai transformar a vida de todos os estados do Nordeste. “Não há como sermos competitivos sem ferrovias”, disse o chefe do Poder Executivo.
Trecho pernambucano
O Projeto inicial da ferrovia incluía um ramal que conectava Salgueiro e Suape, além do trecho que vai até Pecém (Ceará), ligando Ceará, Pernambuco e Piauí. Esse trecho pernambucano está com obras paralisadas desde 2016 e em 2022 foi devolvido pela concessionária (CNS), que alegou ser inviável financeiramente a construção do ramal.
Em setembro de 2024, o planejamento para a retomada das obras no trecho pernambucano foi retomado pelo Governo Federal, por meio da estatal Infra S.A, que contratou um consórcio para a elaboração do projeto inicial para execução da obra. O primeiro deles tem previsão de ser concluído ainda no mês de janeiro.
O projeto de retomada do desenvolvimento do ramal pernambucano da Transnordestina tem um orçamento previsto pelo Governo Federal de R$ 500 milhões no Orçamento Geral da União (OGU). Os recursos aprovados pela Sudene inclui apenas o trecho Ceará-Piauí.
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