FONTE: REVISTA DO FRIO

Acordo entre entidades visa ampliar oportunidades para profissionais do setor.
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) e a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) avançaram em uma iniciativa para fortalecer a atuação dos profissionais técnicos do setor de AVAC-R. Em reunião realizada em 5 de fevereiro na sede do CRT-SP, foi discutida a formalização de um termo de adesão para fomentar atividades e ampliar o reconhecimento da categoria.
O encontro contou com a participação do presidente do CRT-SP, Gilberto Takao Sakamoto, e da vice-presidente da ASBRAV, Maria Inez da Luz Gomes, acompanhados da técnica em refrigeração e climatização Carmosinda Santos. Também esteve presente Rubens dos Santos, diretor de fiscalização e normas do conselho.
Entre os temas envolvidos, destacou-se a importância do setor para os técnicos, responsáveis por funções essenciais como a elaboração e execução do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de climatização. A Resolução CFT nº 068/2019 regulamenta essas atividades, estabelecendo diretrizes para a manutenção da qualidade do ar e a segurança dos ambientes climatizados. O aprimoramento promovido pela Resolução CFT nº 268/2024 atualizou os requisitos técnicos e reforçou a responsabilidade dos profissionais na implementação do PMOC, garantindo maior rigor nas inspeções e na certificação das condições de operação dos sistemas de climatização.
A formalização do termo, cuja assinatura será agendada, contará com as assinaturas de Gilberto Takao Sakamoto, pelo CRT-SP, e de Mário Henrique Canale, presidente da ASBRAV.
0 comentário