FONTE: FIEPE

Em atenção ao segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) promoveu, nesta terça-feira (18), o Debate com as candidatas ao Governo de Pernambuco. A Casa da Indústria foi o palco do evento, realizado em parceria com a Rádio CBN, que contou com a presença de Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB). Entre os temas abordados, estiveram assuntos como educação profissional, infraestrutura e segurança pública.

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, destacou a importância do debate, promovido pelo setor industrial, para a construção da democracia. “Isso reforça o papel da FIEPE na construção de uma sociedade justa e com economia sustentável. Compreender o que cada candidata pensa sobre temas como economia, tributação, infraestrutura e formação de mão de obra é essencial para que possamos depositar nosso voto com a certeza de que faremos a melhor escolha para o Estado”, afirmou, reforçando, ainda, a relevância do cumprimento da Política Industrial para a economia pernambucana.

Em sua fala de abertura, a candidata Marília Arraes destacou que esse espaço de debate foi um momento ímpar para discutir o futuro do Estado. “Pernambuco precisa voltar a ter o respeito do País. Nós temos um grande potencial e já nos destacamos com taxas de crescimento maiores que a do País”, pontuou. Já Raquel Lyra destacou alguns dos temas que irão ser abordados em seu mandato, caso seja eleita, a exemplo da redução da fome e do desemprego. “Estou me propondo a transformar nosso Estado cuidando de gente. Estamos propondo uma verdadeira mudança”, reforçou.

O debate foi estruturado em quatro blocos, sendo o primeiro voltado para a apresentação de cada candidata. Já no segundo o segundo bloco, as candidatas fizeram questões diretas uma à outra, sobre temas livres, sendo abordadas questões como plano de governo e posicionamento político. No terceiro bloco, o formato permaneceu o mesmo, mas com temas sorteados pelo mediador do evento, o jornalista Aldo Vilela. Por fim, no quarto bloco, foram realizadas perguntas rápidas que deveriam ser respondidas pelas duas candidatas. O debate foi acompanhado por cerca de 500 pessoas presencialmente, foi transmitido para grande audiência em 42 emissoras do estado e teve mais de 30mil acessos nas plataformas digitais em que foi veiculado.

Por fim, sobre a oferta de gás encanado para os municípios do Sertão, Raquel afirmou seu compromisso, enquanto Marília destacou que fará parcerias com a iniciativa privada e com o Governo Federal para a expansão dos gasodutos. O diretor Financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho, que capitaneou o projeto de sabatina no primeiro turno e debate no segundo, considerou o encontro muito produtivo. “Acredito que tivemos uma grande oportunidade de conhecer melhor as propostas de cada uma e, com isso, tomar a decisão mais acertada. Nesse sentido, a FIEPE cumpriu seu papel de indutor do desenvolvimento em nosso Estado. A partir de agora, cabe ao povo pernambucano escolher ”, destacou.