Fonte: FIEPE

O SENAI Pernambuco deu, ontem, mais um importante passo para a modernização do parque industrial de Pernambuco. Com a instalação da nova unidade, localizada no quarto andar do edifício administrativo de Suape, a entidade chega mais próximo das mais de 220 empresas sediadas no complexo industrial e portuário, que ocupa, atualmente, 13,5 mil hectares da região.

“Lembro que, há mais de 40 anos, discutíamos o Porto de Suape como indutor do desenvolvimento de Pernambuco. Hoje, vemos a importância que, de fato, ele desempenha e o processo de modernização pelo que ele vem passando. Com o cluster e muito trabalho árduo, estamos seguros de que os resultados vão aparecer ainda mais”, destacou o presidente da FIEPE e do Conselho Regional do SENAI-PE, Ricardo Essinger.

Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti destacou a posição geográfica estratégica, aliada aos investimentos de vários governos, que colocaram o equipamento logístico como o 5º maior do país. “Estamos diante de uma grande oportunidade, que são as energias renováveis, como o hidrogênio verde, e a chegada do SENAI-PE será um divisor de águas. Além da questão energética, teremos mais condições de levar para as empresas aqui sediadas temáticas como economia circular, além de metrificar esses indicadores positivos de sustentabilidade”, comemora.

O diretor Industrial do SENAI-PE e o diretor do Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), Oziel Alves e Pierre Mattei, respectivamente, apresentaram, na ocasião, a rede de Inovação e os serviços oferecidos pela rede ISI em todo o Brasil. Destacaram ainda os próximos passos para o ecossistema de Inovação e Tecnologia que vem sendo desenvolvido pelo SENAI-PE, como as parcerias para os cluster aeroespacial, nos Estados Unidos, e o industrial, na Europa, além dos próprios clusters de Inovação Industrial de Suape e de Inovação Agroindustrial que está sendo desenvolvido em Petrolina.

Participaram ainda do lançamento a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto; o superintendente de Inovação e Tecnologia do Departamento Nacional do SENAI, Jefferson Gomes; o 2º vice-presidente da FIEPE, José Antônio Lucas Simon; o vice-presidente Anísio Coelho; o presidente do Sinduscon-PE, Érico Furtado; além de José Valverde, representante da CTG Brasil, parceiro do SENAI-PE no projeto de Hidrogênio Verde.