Em sua última reunião do ano de 2022, a diretoria da FIEPE discutiu, na tarde dessa segunda-feira (12), os cenários e as tendências para o próximo ano diante das mudanças políticas com os novos governantes de Pernambuco e do Brasil. Na ocasião, o delegado representante da Federação junto à CNI Armando Monteiro Neto iniciou suas palavras parabenizando a atuação da FIEPE tanto na realização do Diálogo da Indústria com os Candidatos em Pernambuco e as campanhas publicitárias em torno do voto consciente, quanto à melhoria do ambiente de negócios. Para ele, “o desempenho interno e para os clientes são muito importantes, mas o posicionamento adotado pela FIEPE nessa articulação externa é fundamental para mostrar a toda sociedade a atuação pró-ativa da Federação”, destacou.

Na oportunidade, o ex-senador fez uma análise política do cenário econômico nacional, como as dificuldades enfrentadas com as altas taxas de juros, e as perspectivas positivas com a retomada dos Ministérios do Planejamento e da Indústria e Comércio, assim como a volta da Apex como agente de fomento para o Comércio Exterior. No plano estadual, destacou as dificuldades previstas para o novo governo e as perspectivas com a ampliação da capacidade de investimentos no Estado, que nos últimos anos veio perdendo espaço diante de outros estados do Nordeste. Para Felipe Coêlho, diretor Financeiro da FIEPE e coordenador da Política Industrial, o documento terá um papel fundamental nesse caminho. “Para isso, é preciso de uma decisão política da nova governante, de assumir como prioridade nossas sugestões, e a Federação estará sempre disponível para construir juntos”, reafirmou.

Ao longo da reunião, foi apresentado o calendário para as reuniões de diretoria e as assembleias de conselho para 2023 e aprovados votos de aplauso às empresas F.A. Teixeira e Usina Olho d’água pela conclusão da barragem Dr. Murilo Tavares de Melo na cidade de Aliança (Zona da Mata Norte). Entre os relatos dos conselhos temáticos, Anísio Coelho destacou o sucesso do encontro de Energia Elétrica e Recursos Hídricos em outros eventos como a reunião do Contema. Já Fernando Teixeira, presidente do Coinfra, trouxe o detalhamento das discussões do Conselho em fóruns nacionais e informações sobre a dragagem do Porto de Suape.

Como presidente do Comdefesa, José Antônio Lucas Simon detalhou sobre a reuniao de benchmarking com o Condefesa do Estado de Santa Catarina. Rubem Martins, presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior, apresentou as capacitações realizadas pelo Centro Internacional de Negócios de Pernambuco, trouxe algumas oportunidades de promoção internacional e dados da balança comercial do estado. Por fim, o presidente do Comitê de Jovens Empresários, Rodrigo Veloso, fez um balanço dos Happy Business e do Ciclo Jovem, que aconteceu ao longo do ano, e apresentou um vídeo com os principais momentos do Encontro Nacional de Jovens Industriais, realizado em novembro na Casa da Indústria.

Em seguida, também foram realizadas as assembleias ordinária e extraordinária do conselho de representantes. Nesse momento, o superintendente da Fiepe, Israel Erlich, apresentou o planejamento e orçamento para 2023. O diretor Administrativo, Bruno Veloso, apresentou as principais propostas da FIEPE para 2023. “Ações que se complementam à política industrial, mas que para 2023 estão ainda mais audaciosas”, destacou. O diretor Financeiro, Felipe Coêlho, assegurou que as medidas apresentadas contam com recursos já previstos, “mesmo com o aumento de 12% no total de despesas, decorrentes do aumento no volume de ações”, destaca. Números e ações foram aprovados sem ressalvas.

Por fim, a gestora corporativa de Governança, Cláudia Pissolatto apresentou os ajustes na Política de Conflito de Interesses do Sistema Fiepe e o superintendente do Centro de Serviços Compartilhados, Fábio de Pádua, apresentou o orçamento e a estrutura operecional das áreas corporativas e compartilhadas para o ano de 2023. Também aprovados por unanimidade.