FONTE: BLOG DO FRIO

Indústria de climatização veicular está passando por um momento de crescimento e diversificação, aponta relatório

Por Redação

Compressor de ar-condicionado automotivo em exposição na Automec 2023 | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

O mercado de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC, na sigla em inglês) automotivo, que movimentou US$ 20,1 bilhões em 2022, está em plena expansão e pode alcançar o valor de US$ 49,7 bilhões até 2030, de acordo com um relatório recente divulgado pela Research and Markets.

O estudo aponta que o crescimento dessa indústria, estimado em 12% ano até 2030, está diretamente relacionado à crescente demanda por veículos e ao aumento da conscientização sobre a importância do conforto térmico nos automóveis.

O relatório também indica que o mercado de HVAC automotivo está se diversificando, com diferentes tipos de soluções sendo desenvolvidas e implementadas para atender às necessidades dos consumidores. Entre as principais tecnologias que impulsionam esse crescimento estão os sistemas de ar condicionado automático e manual, as unidades de controle eletrônico e os compressores.

Outro fator que contribui para a expansão do mercado é a crescente adoção de veículos elétricos e híbridos, que demandam sistemas de HVAC mais eficientes e compatíveis com as novas tecnologias de propulsão. “Esses sistemas são essenciais para garantir o conforto térmico dos passageiros, bem como a eficiência energética dos veículos”, enfatiza o documento.

Segundo a pesquisa, a Ásia-Pacífico é a região com maior participação no mercado de HVAC automotivo, sendo responsável por mais da metade das vendas globais. Esse domínio pode ser atribuído ao rápido crescimento da indústria automobilística na China, Índia e outros países da região.

Além disso, a Europa e a América do Norte também apresentam um aumento significativo na demanda por sistemas de HVAC automotivo, devido ao crescimento das vendas de veículos e à crescente conscientização sobre a importância do conforto térmico e da qualidade do ar interno nos automóveis.

O relatório da Research and Markets destaca ainda que algumas das principais empresas que atuam no mercado de HVAC automotivo incluem Denso Corporation, Mahle, Valeo e Delphi. “Essas empresas estão focadas em desenvolver soluções inovadoras para atender às crescentes demandas do mercado e se manter competitivas no setor”, afirmam os responsáveis pela pesquisa.