FONTE: BLOG DO FRIO

Além de aspectos operacionais, investir em treinamento e na internet tem feito a diferença

Por Redação

Organizado pela plataforma líder em gestão de equipes externas no Brasil, evento reuniu especialistas do universo da climatização e refrigeração
Foto: Ferrarini Fotógrafo/Pauta Fotográfica

O estudo foi iniciativa da Auvo Tecnologia, em busca de maior conhecimento sobre o setor hoje responsável por 30% da demanda pelo seu sistema para gestão de equipes externas.

Ao todo, 1.500 empresas de refrigeração e climatização participaram, e os resultados foram apresentados no Converge, evento recém-realizado em São Paulo pela empresa de Goiânia.

As respostas indicaram 434 empresas como as de melhor desempenho, tendo em vista seu crescimento, tanto no faturamento bruto quanto na margem de lucro.

A maior parte delas (128) declarou faturar mais de R$ 500 mil por mês, enquanto 86 ultrapassam os R$ 5 milhões mensais.

Já o faturamento de até R$ 100 mil foi a resposta de 59 empresas, com 161 afirmando superar a marca de R$ 1 milhão.

Gabriel Rodrigues, CEO da Auvo Tecnologia: ”sem internet, não há como crescer”
Foto: Ferrarini Fotógrafo/Pauta Fotográfica

Boas Práticas

”Além de incentivar seus clientes a indicá-las, empresas que estão indo bem reconhecem que gestor que não vende não cresce”, afirma o CEO da Auvo, Gabriel Rodrigues.

De acordo com o levantamento, 78% utilizam programas de indicação; 61% fazem anúncios digitais e 84% utilizam vendedores internos para ampliar mercado.

Nada disso, porém, dispensa a participação do próprio dono do negócio ou seu sócio.

”O gestor normalmente aproveita bem melhor o seu tempo prospectando”, observa Gabriel.

Preferir contratos recorrentes ao atendimento eventual também é típico das empresas mais rentáveis, em nome de um fluxo de caixa saudável.

Outro traço comum entre elas é priorizar o segmento b2b (96% das respostas), ao invés de pessoas físicas (b2c), “cujo drive maior é preço”, justifica o executivo.

É que ao atender empresas, elas podem concentrar-se na margem de lucro, que dificilmente negociam.

Afinal, trabalhar com prejuízo para não perder serviço nunca foi recomendável para quem realmente deseja crescer.

Prestadoras de serviço vencedoras costumam ainda usar tecnologia para monitorar tempos de execução, retrabalhos, satisfação do cliente e percentual de renovação de contratos.

Finalmente, como marca registrada do sucesso, as líderes investem em treinamento (69%), site (100%) e redes sociais (88%), ”pois sem internet, não há como crescer”, sentencia Gabriel.

Gestão de equipes

A Auvo, empresa líder em soluções de software para o gerenciamento eficiente de equipes externas, foi fundada em 2015 por empreendedores visionários em Goiânia. Destaca-se entre as 200 empresas de crescimento mais rápido no Brasil no Ranking Exame Negócios em Expansão de 2022, e foi selecionada pela Endeavor no programa de scale-up.

Com uma equipe de 140 colaboradores, atende a mais de 5 mil empresas, simplificando as operações diárias de diversos setores. Conta atualmente com uma base de mais de 64 mil usuários ativos em 16 países.

Seu propósito está em simplificar as operações diárias de profissionais de instalação e manutenção de equipamentos, por meio de um software inovador que oferece recursos como ordens de serviço, preenchimento digital de relatórios de visitas e controle detalhado do histórico de manutenções, proporcionando agilidade e controle na equipe de gestão externa de forma integrada.

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