Gente & Negócios – Rafael Dantas: FONTE: REVISTA ALGO MAIS

IBC-Br do Banco Central registra alta anual de 2,8%, refletindo a recuperação econômica no País

A atividade econômica brasileira apresentou crescimento de 1,1% no segundo trimestre de 2024, em comparação ao trimestre anterior, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Na comparação anual, o indicador registrou uma alta de 2,8%, mostrando um avanço significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. É importante ressaltar que em 2023 as taxas de crescimento superaram muito as expectativas do mercado.

No mês de junho, o IBC-Br registrou um aumento de 1,4% em relação a maio, alcançando 152,09 pontos. Em termos anuais, a alta foi de 3,2%, refletindo um cenário de recuperação contínua. No acumulado do ano, o crescimento foi de 2,1%, com um aumento de 1,6% nos últimos 12 meses, reforçando a tendência de crescimento sustentável. O IBC-Br, que é utilizado pelo Banco Central para orientar suas decisões sobre a taxa Selic, incorpora dados de vários setores da economia, incluindo indústria, comércio, serviços e agropecuária. Apesar de não ser uma prévia exata do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador é um termômetro da atividade econômica do país. O PIB oficial do segundo trimestre de 2024 será divulgado pelo IBGE no dia 3 de setembro.