FONTE: FIEPE

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve hoje na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) para apresentar o Programa Brasil Mais Produtivo, uma das iniciativas do governo federal voltada para o fortalecimento da indústria nacional.

O programa, que está alinhado ao plano Nova Indústria Brasil, promete oferecer um ciclo completo de acesso ao conhecimento, abrangendo desde o aperfeiçoamento da força de trabalho até a requalificação profissional, passando por práticas avançadas de gestão, digitalização, otimização dos processos produtivos e aumento da eficiência energética.

Durante o evento, o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, ressaltou a importância de se garantir os recursos necessários para o desenvolvimento do setor industrial no Brasil. “Não existe crescimento econômico em qualquer país sem que a indústria seja próspera e tenha acesso a todos os recursos necessários à sua evolução”, afirmou Veloso.

Em seu discurso, Alckmin destacou a necessidade de focar nas micro, pequenas e médias indústrias, consideradas essenciais para o crescimento econômico. “Nosso objetivo é que essas empresas possam crescer, reduzir custos, melhorar sua eficiência e produtividade. Para isso, unimos os esforços do SENAI e do SEBRAE, coordenados e financiados pela ABDI, BNDES, FINEP e Emprapii. Foram destinados mais de R$ 2 bilhões para fazer essas pequenas indústrias crescerem”, disse o ministro.

O evento também contou com a apresentação de casos de sucesso e a realização de cadastros de indústrias interessadas em participar do programa, que é oferecido de forma gratuita.

Além de Alckmin e Veloso, participaram da mesa de honra o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli; o diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, Guila Calheiros; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti; o superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra; e o secretário de Desenvolvimento, Indústria, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira Lima.

Também estiveram presentes no encontro o ex-presidente da FIEPE e vice-presidente da CNI Ricardo Essinger; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, André Rocha; os diretores administrativo e financeiro da FIEPE, Sebastião Pontes e Caroline Souto Maior, respectivamente; os vice-presidentes Anísio Coelho e Alexandre Valença; além de dirigentes de sindicatos.