FONTE: FIEPE

Diretoria da FIEPE discute relações trabalhistas

Os principais assuntos trabalhistas em trâmite nos poderes executivo, legislativo e judiciário deram a tônica da reunião de diretoria da FIEPE, realizada nesta segunda-feira (9/9), na Casa da Indústria. Para atualizar os empresários sobre as pautas acompanhadas nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a superintendente de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, apresentou um pouco da atuação da equipe, que atualmente integra 78 conselhos e acompanha cerca de 3 mil decisões em várias esferas.

Sylvia Lorena aproveitou ainda a ocasião para reforçar o Programa de Excelência Sindical 2024 da CNI, que estimula a troca de experiências e boas práticas entre os sindicatos, federações e a Confederação, fortalecendo o alinhamento em todo o sistema de representação da indústria. Além de divulgar o endereço específico das Relações Trabalhistas dentro do Portal da Indústria, que pode ser acessado pelo link: https://conexaotrabalho.portaldaindustria.com.br/

Para o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, um tema muito sensível em nosso país, mas que precisa ser pacificado. “Parece uma corda puxada para os dois lados, num cabo de guerra que não deveria existir. Só temos um lado, o da produtividade, da geração de emprego, do crescimento econômico do país”, reiterou.

Abaixo, as apresentações completas de Sylvia Lorena sobre Relações Trabalhistas e o Programa de Excelência Sindical.

UNIDADES REGIONAIS

Agreste – O diretor regional, João Bezerra, destacou a reunião com membros do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de móveis para articulação e criação de programas, cursos e estratégia de precificação para maior profissionalização do segmento. Também ressaltou a reunião do Conselho Empresarial do Agreste e o grande sucesso do Seminário de Gestão de Caruaru, que lotou um auditório com 640 pessoas.

Sertão do São Francisco – O diretor regional, Albânio Nascimento, destacou a realização do Fórum em Defesa da Indústria, que evidenciou necessidades de investimento em infraestrutura para o distrito industrial de Petrolina, além da parceria com o SEBRAE-PE na realização do Eli Summit, que será realizado de 11 a 13 de setembro em Petrolina.

Sertão do Araripe – O diretor regional, Fábio Monteiro, destacou a visita técnica da equipe técnica do SENAI-PE à SM gesso. Além da visita de representantes do Governo do Estado e da FIEPE para requalificação do CAT. Também lembrou da reunião do Conselho Empresarial do Araripe, que discutiu, além da chegada do gás na região, a redução do ICMS do gesso.

Entre os relatos dos Conselhos temáticos, foram destaques:

Coinfra- O presidente, Fernando Teixeira, destacou a atuação da FIEPE e outras federações da Região para identificar gargalos e contribuir para o Panorama da Infraestrutura da Região Nordeste. Entre os destaques para Pernambuco, a duplicação da BR-232 de São Caitano até Salgueiro e a continuidade da duplicação da BR-104 de Toritama até a divisa com a Paraíba.

Contema – Em suas palavras, o presidente, Anísio Coelho, citou a participação do Conselho no CINASE; comemorou o grande público presente no último FIEPE Ambiental, sobre tratamento de água e efluentes; e lembrou da Missão Nacional de Sustentabilidade, que contou com visitas, entre elas à Intersolar, maior feira do segmento no Brasil, ao Conselho Temático de Meio Ambiente da FIESP e à Associação Brasileira de Embalagens (Abre). Também anunciou o X Seminário de Energia Elétrica, Recursos Hídricos e Infraestrutura, que será realizado no próximo dia 24/9.

Comex – O presidente, Rubens Martins, destacou a realização do FIEPE Internacional focado em negócios com a Argentina, a participação confirmadas das indústrias pernambucanas Tambaú e RioSol na feira SIAL, que será realizada em outubro, em Paris, e apresentou outras missões empresariais para Portugal e China. Entre as capacitações, destacou o módulo 1 do curso de Contratos Internacionais e de Duimp. Além de trazer os principais dados de balança comercial e do Certificado de Origem.

FIEPE Jovem- O presidente, Rodrigo Veloso, destacou a participação do Comitê na reunião de estruturação do Movimento nacional, que está sendo conduzido pelo Núcleo central do IEL, e a contribuição do grupo pernambucano no Programa Nacional de Jovens Industriais. Também destacou o sucesso do último Happy Business, que contou com a participação de 27 membros e uma satisfação de 98%. Informou da participação da FIEPE Jovem no Seminario “REPENSE” e a celebração dos 20 Anos do CINDES JOVEM. Por fim, adiantou, em primeira mão, que está confirmado para o 31 de outubro a próxima edição do Dia sem Imposto.

FIEPE – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco