FONTE: REVISTA DO FRIO
Eventos em São Paulo marcam o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, em 16 de setembro, e discutem implementação da Emenda de Kigali.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH promoverá dois eventos importantes em setembro, em São Paulo. No dia 16, ocorrerá a Cerimônia de Comemoração do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, e no dia 17, o Workshop de Implementação da Emenda de Kigali no Brasil. Ambos os encontros serão realizados no Hotel WZ Jardins.
Na cerimônia do dia 16, será celebrado os avanços do Brasil na eliminação gradual de substâncias nocivas à camada de ozônio, em conformidade com o Protocolo de Montreal. O programa brasileiro já está na terceira fase de implementação, contando com o apoio do Fundo Multilateral para o Protocolo de Montreal. O evento reunirá representantes do governo, da sociedade civil, empresários e especialistas do setor, que discutirão os principais resultados da Etapa II do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) e as expectativas para a fase III, aprovados em maio deste ano.
No dia 17, o Workshop de Implementação da Emenda de Kigali marcará o início da discussão entre governo, setor privado e civil para a redução do consumo de hidrofluorcarbonos (HFCs), substâncias amplamente utilizadas nas indústrias de refrigeração e ar condicionado. A Emenda de Kigali é vista como um passo importante não só para a preservação da camada de ozônio, mas também para o controle de emissões de gases de efeito estufa, trazendo benefícios para o clima global.
Os eventos contarão com a presença de especialistas, empresas do setor e representantes de instituições públicas e privadas.
Veja a programação
Data: 16 de setembro
Comemoração do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
14:00h as 14:30h
Mesa de abertura (5 minutos por representante) Representantes da UNIDO, GIZ e PNUD Representantes IBAMA, MRE e MMA
14:30h as 15:00h
Palestra – Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs
Encerramento da Etapa II: resultados alcançados
Lançamento de vídeo e publicações
15:00h as 15:40h
Homenagens: Magna Luduvice, Miguel Quintero
Entrega de Quadros Comemorativos: empresas do setor de espumas; empresas do setor de RAC; Escolas Técnicas e Associações que contribuíram com a implementação da Etapa II
15:40h as 16:00h
Foto oficial do evento
16:00h as 17:00h
Palestra – Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs
Início da implementação da Etapa III: abrangência
17:00h as 17:20h
Perguntas e respostas
17:20h as 17:30h
Encaminhamentos e encerramento
17:30h as 18:30h
Coquetel de encerramento
____
Data: 17 de setembro
Implementação da Emenda de Kigali – Fase Preparatória
8:30h as 9:00h
Café da manhã de boas-vindas
9:00h as 9:10h
Objetivo do evento e agenda do dia
9:10h as 9:40h
Palestra: Implementação da Emenda de Kigali no Brasil e a importância da Fase Preparatória para a elaboração da estratégia geral do país (MMA)
9:40h as 9:50h
Perguntas e respostas
9:50h as 10:50h
Mesa Redonda: a visão dos setores público e privado e sociedade civil sobre a implementação da Emenda de Kigali no Brasil
10:50h as 11:50h
Debate
11:50h as 12:00h
Apresentação da dinâmica de trabalho dos Grupos Temáticos
12:00h as 13:30h
Almoço
13:30h as 16:00h
Grupos Temáticos
1) Ar Condicionado – Manufatura,
2) Refrigeração – Manufatura,
3) Ensino, Treinamento, Capacitação, Certificação – Setor de Serviços,
4) Setor de Serviços.
Definição do relator do grupo temático
Apresentação do cenário conhecido de acordo com o grupo temático e das perguntas orientadoras/motivadoras para a discussão
Perguntas motivadoras:
1) Na visão desse Grupo, quais seriam os impactos positivos e negativos, as oportunidades e barreiras e os passos iniciais para a implementação do KIP no País em termos de – mercado brasileiro, fluidos refrigerantes alternativos, eficiência energética, novas tecnologias (necessidade de desenvolvimento tecnológico) e ambientais;
2) Quais os principais desafios no País para o Ensino, Treinamento, Capacitação, Certificação de Técnicos/as para o setor de RAC, considerando a atual abrangência das ações em ensino, treinamento, capacitação desenvolvidas no âmbito dos PBH – Etapa I e II e as ações previstas no âmbito da Etapa III do PBH? Quais mecanismos esse Grupo considera que podem ser implementados ou aprimorados com a implementação do KIP no País?
3) Considerando a disponibilidade de componentes no mercado brasileiro, como as indústrias, empresas podem superar esse desafio?
4) Quais os fatores que mais impactam as conversões industriais para utilização de fluidos refrigerantes alternativos de baixo GWP?
- Ambiente universitário em HVAC-R
- ABNT redefine padrões para qualidade do ar em ambientes climatizados
- Setor de ar-condicionado cresce 75% no primeiro semestre, apesar de desafios inflacionários
5) Considerando a necessidade de obtenção de informações como: dados de produção de equipamentos e componentes, carga instalada de refrigerante, número de oficinas, número de técnicos, levantamento / identificação de empresas elegíveis para os projetos de investimento, quais mecanismos o Grupo considera mais adequados? Via Associações dos setores envolvidos, via definição de pontos focais dos principais atores envolvidos para interlocução, via preparação de questionários, outros.
6) Quais as principais ações regulatórias (por exemplo, cotas de importação, rotulagem/certificação de equipamentos e MEPS, normas técnicas) esse Grupo considera que podem ser implementadas ou aprimoradas para aumentar o impacto do KIP no País?
7) Considerando a atual abrangência do sistema integrado de gerenciamento de substâncias controladas e a ampliação prevista no âmbito da Etapa III do PBH, quais os principais desafios no Brasil para o gerenciamento do fluido refrigerantes durante o seu ciclo de vida (recuperação, reciclagem e regeneração e destruição) e como superá-los?
8) Considerando que a Etapa III aborda essencialmente o setor de serviços, quais são as barreiras para integração de gênero e quais são as principais atividades desenvolvidas por mulheres?
Discussão
16:00h as 17:00h
Apresentação dos resultados das discussões nos Grupos Temáticos
Encaminhamentos
Encerramento
_____
Local dos eventos: Hotel WZ Jardins, Av Reboucas 955, Jardins, São Paulo, SP, 05401-100.
Mais informações: através do e-mail Sady.fauth@undp.org.
0 comentário