FONTE: FIEPE

Empresários pernambucanos marcaram presença no 14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), nesta quarta-feira (27), em Brasília. Com o tema “Neoindustrialização e redução do Custo Brasil: uma nova indústria para um futuro sustentável”, a edição mobilizou setor privado e governo para debater os temas, alinhando avanços tecnológicos, inovação e sustentabilidade às demandas do século 21.

A comitiva contou com a participação de cerca de 40 empresários, dirigentes sindicais, diretores e equipe técnica, que puderem acompanhar a entrega de premiações sindicais, a Feira de Oportunidades, o lançamento do Observatório do Custo Brasil e uma série de palestras e mesas redondas direcionas à atividade empresarial e sindical. Entre as temáticas discutidas, estiveram requalificação nas empresas, novas lideranças industriais, estratégias e propostas para vencer o custo Brasil, transição energética, desafios para competitividade de micro e pequenas empresas, protagonismo feminino na indústria e Reforma Tributária, que contou com a mediação do ex-presidente da FIEPE e da CNI Armando Monteiro Neto.

Durante a abertura – que contou a presença do Presidente da República, Lula; do Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e da ministra da Saúde, Nísia Trindade – o presidente da CNI, Ricardo Alban, destacou: “o Encontro Nacional da Indústria é uma oportunidade para discutirmos políticas e soluções que impulsionem a produtividade, preparando o setor industrial brasileiro para enfrentar as transformações do mercado e as exigências de sustentabilidade e inclusão, fundamentais para o desenvolvimento do país”.

Ao longo do encontro, foi lançado ainda o Movimento Empresarial pela Saúde – iniciativa que reúne lideranças público-privadas com o objetivo de construir uma agenda propositiva da indústria para promover o acesso, fortalecer o sistema de saúde e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros – e assinado um Acordo para promoção da EJA entre o SESI e o Ministério do Trabalho e Emprego para oferecer vagas em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, o evento foi fundamental para amplificar a voz da indústria pernambucana em debates nacionais e estratégicos. “Aqui, representamos as demandas e as potencialidades de nosso estado, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade industrial. Essa é a oportunidade de conectar Pernambuco ao futuro da indústria brasileira, por meio de inovação, diálogo e parcerias de impacto”, defendeu.

Categorias: SINDRATARPE

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *