Secretarias aprovaram aumento de 7,1% na tributação da gasolina e do etanol e 53% sobre o diesel e biodiesel.
FONTE: CONTÁBEIS

Os combustíveis como gasolina, etanol e diesel sofrerão aumento nos valores em fevereiro deste ano graças a um reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aprovado no final de 2024.

A medida foi solicitada pelas secretarias da fazenda de diferentes estados brasileiros junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), aprovando aumento de 7,1% na tributação da gasolina e do etanol e 53% sobre o diesel e biodiesel.

A mudança na tributação impacta diretamente o valor final que é repassado ao consumidor, que também deve se preparar para outra possível alteração nos valores dos combustíveis, já que a Petrobras está sendo pressionada internacionalmente para aumentar os preços praticados.

A petroleira não realizou intervenções no preço do diesel em todo o ano de 2024, enquanto a gasolina sofreu apenas um reajuste, em julho.

Segundo o relatório especializado da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o preço dos combustíveis no país está abaixo do que é praticado no mercado mundial. 

Publicado por Izabella Miranda

Jornalista

Categorias: SINDRATARPE

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *