Chemours, Copeland e Klimatix estarão em Orlando (EUA) a partir de amanhã

Por Redação

Cada qual vivendo seu momento, com diferentes estratégias e objetivos, três nomes dos mais conhecidos do HVAC-R brasileiro participam, entre as próximas segunda e quarta-feiras, da principal exposição anual do setor em solo estadunidense.

A Chemours, por exemplo, vai fazer em escala internacional o trabalho de conscientização realizado em países como o nosso para auxiliar os setores de refrigeração e ar-condicionado a substituir os fluidos refrigerantes com alto potencial de aquecimento global.

Por isso seu destaque na AHR Expo 2025 será a linha Opteon™, desenvolvida com a tecnologia das hidrofluorolefinas (HFOs), com zero ODP e baixo GWP, em substituição aos HCFCs e HFCs. Para retrofit de R-22 e R-407C em equipamentos de climatização e chillers, o Opteon™ XP20 (R-449C) apresenta GWP 35% menor que o do R-22.

Em aplicações de refrigeração comercial e industrial, por sua vez, destaca-se o Opteon™ XP40 (R-449A), por combinar excelente desempenho e redução significativa no potencial de aquecer o planeta.

Além do R-22, o produto também pode ser usado no lugar dos fluidos refrigerantes R-404A, R-507A, R-407A e R-407F, segundo a indústria. Para equipamentos novos buscando sustentabilidade, os usuários finais podem optar por fluidos refrigerantes de ultra-baixo GWP da série Opteon™ XL, que possuem GWP até 99% menor. Os fluidos refrigerantes Opteon™ XL10/YF (R-1234yf), Opteon™ XL40 (R-454A), Opteon™ XL41 (R-454B), Opteon™ XL20 (R-454C) são claros exemplos disso.

”Eles são ideais para projetos de equipamentos novos em clientes com foco na sustentabilidade em longo prazo”, diz o especialista em Serviços Técnicos, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Chemours, Lucas Fugita.

Soluções sustentáveis

A mesma preocupação ambiental demonstrada pela Chemours no campo dos fluidos refrigerantes a Copeland vai apresentar em Orlando por meio de suas “inovações em soluções climáticas industriais e sustentáveis”, conforme relata material da companhia distribuído à imprensa.

Tal proposta estará materializada por ferramentas orientadas por Inteligência Artificial, fluidos refrigerantes sustentáveis e soluções de resfriamento de última geração. Os resultados desse pacote, além de reduzir as emissões de carbono, incluem ampliação da eficiência energética e a transição para refrigerantes de baixo GWP, segundo a empresa.

A formação do tripé considerado prioritário pela Copeland na atualidade decorre de todas essas práticas, ao garantir a disponibilidade de alimentos e produtos farmacêuticos, colaborando ao mesmo tempo para que seus clientes tornem-se carbono zero.

Expansão internacional

Haverá ainda no encontro da Flórida uma outra empresa bastante conhecida por aqui, a Klimatix, hoje decidida a aumentar sua presença no exterior.

Por isso ela estará participando do ABRAVA Exporta, convênio mantido entre a associação nacional do setor e a APEX-Brasil, justamente para abrir mercado para nossas empresas lá fora.

Especializada em HVACR e climatização de precisão, a indústria do Grupo Mecalor pretende levar além da América Latina – onde já possui uma rede de 30 representantes – sua estratégia de expansão internacional. “Além da troca de informações e networking, a AHR Expo nos permitirá consolidar a marca Klimatix como uma referência nas Américas”, destaca Flávio Pereira, recém-promovido a diretor de Negócios Internacionais do Grupo Mecalor.

Segundo João Paulo Carvalho Mesquita, gerente de Negócios da Klimatix, a AHR Expo faz parte do plano de expansão regional da marca, além de estreitar o relacionamento com os parceiros do mercado brasileiro que por lá igualmente estarão.

“Sabemos que a área de exposição do evento cresce todo ano e recebe um número cada vez maior de visitantes brasileiros. Por isso, não poderíamos escolher um local melhor para expor a nossa marca”, conclui.

Categorias: SINDRATARPE

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *